O Programa de Integração Social (PIS) foi criado por meio da lei complementar nº 7/1970 com o objetivo de integrar o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento deste benefício é de responsabilidade da Caixa.
O PASEP foi criado paralelamente ao PIS, a Lei Complementar nº/1970 determinou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), em que a União,Estados,Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
Se você está doente e desempregado, recomendamos a leitura do artigo : Desempregado tem direito ao auxílio doença?
Tem direito ao PIS/PASEP 2019 quem recebeu, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias de 2017. Um outro requisito é está inscrito no Pis/ Pasep há pelo menos cinco anos, é importante também ter os dados atualizados pelo empregador.
O valor do abono vai depender da quantidade de meses trabalhados em 2017. Por exemplo quem trabalhou 1 mês receberá 1/12, 2 meses 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total, que é o salário mínimo (R$ 998,00), quem trabalhou o ano-base de 2017 completo.
Se você já possui o Cartão Cidadão e senha cadastrada, basta se dirigir aos terminais de autoatendimento da caixa ou uma casa lotérica. Caso não tenha ainda o cartão cidadão deverá ir a uma agência Caixa e apresentar documento de identificação.
Como explicamos anteriormente,trabalhadores da iniciativa privada retiram o seu dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os Servidores Públicos no Banco do Brasil.
Ficou doente e terá de ficar afastado por mais de 15 dias do trabalho? Leia : Auxílio-doença : Guia completo.
Para mais Informações sobre o PiS ligue: 0800-726-02-07 da Caixa ou acesse o site: www.caixa.gov.br/PIS
Fonte: G1 Economia