O Pente Fino do INSS é uma realidade para os beneficiários do Auxílio-Doença, Aposentadoria por invalidez, Auxílio-Reclusão e BPC LOAS.
Aqueles que tiveram o benefício concedidos nos últimos 2 anos devem ficar atentos ao pente fino que o Governo está realizando, agregado a reforma da previdência, na proposta de redução de gastos.
O Pente Fino do INSS tem como objetivo identificar pessoas que fazem uso de maneira ilegal do benefício.
Dessa forma, você que está com seu benefício concedido da maneira correta, só precisa ter atenção às convocações do INSS.
Estimativas do Governo Federal mostram que cerca de 520 mil pessoas em todo o país serão convocadas para novas perícias.
Diante deste cenário separamos algumas dicas para facilitar se você vier a ser convocado para realização destas perícias.
Separamos algumas dicas de como o beneficiado pode se preparar para a nova perícia.
1 – Recebeu a carta?
Ligue imediatamente para o INSS (135) e agende sua perícia.
2 – Marcou a consulta?
Coloque o despertador pra tocar! Caso o beneficiário não compareça à perícia designada, o benefício é suspenso.
Recebeu a carta, marcou a consulta… agora é a hora de…
3 – Organizar a documentação!
Separe e organize por ordem de data todos os seus documentos médicos (laudos, atestados e exames), pois isso ajuda na hora da perícia a mostrar que o problema é antigo e permanece.
O médico perito irá questionar sobre as condições atuais e passadas que levou o segurado a receber o benefício no princípio, para enfim definir se será mantido ou não.
O médico perito do INSS realizará um exame de acordo com o caso do segurado, além de analisar a documentação levada, conferindo se os exames, laudos e receitas médicas comprovam a situação.
Além disso notamos que o INSS convoca o beneficiário para se apresentar em no máximo 5 dias após o recebimento da carta pelo correio, o que prejudica o beneficiário por não ter tempo de fazer novos exames ou consultar com o médico especialista.
Por isso é importante sempre manter os documentos médicos organizados.
Bem, por enquanto é isso! Esperamos ter ajudado com estas informações.
Ahh, não esqueça de compartilhar nosso conteúdo, sua dúvida pode ser também de algum amigo ou conhecido.
Seu auxílio-doença foi cortado ou negado? Nós podemos lhe ajudar! Clique no botão abaixo, leia com atenção as informações da página e preencha nosso formulário de atendimento.